segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Trinta e nove entidades itabunenses anunciam 25 ações de combate à violência e a corrupção


A realização de vinte e cinco ações integradas de combate a violência e à corrupção, proteção à criança e o adolescente, apoio às famílias, formação de jovens e adolescentes, serão anunciadas este mês, em Itabuna, por trinta e nove entidades com atuação no município.
Os organizadores do movimento informam que os programas a serem desenvolvidos têm o apoio da Vara da Infância e da Adolescência, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, governos Federal e Estadual, Prefeitura de Itabuna, Conselhos Municipais, Associações de Moradores e organizações não-governamentais.
A primeira medida pelo movimento foi a realização de um ato público, na tarde última sexta-feira, dia 02, no centro da cidade. Durante a manifestação foi lido um manifesto, que será enviado às autoridades governamentais.
Esta é a íntegra do Manifesto, que será encaminhado às seguintes autoridades: presidente da República, presidente do Senado Federal, presidente da Câmara dos Deputados, governador do Estado, presidente da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, procurador Geral do Ministério Público do Estado da Bahia, prefeito de Itabuna e ao presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna:
“A sociedade itabunense, representada pelas entidades signatárias, ao manifestar-se veementemente contra a crescente onda de violência – que atinge em sua maioria jovens das classes sociais mais baixas e residentes nos bairros periféricos – ao repudiar os atos de violação dos Direitos Humanos e sair em defesa do livre exercício do profissional de Imprensa, decide se incorporar às manifestações, em nível nacional, de combate à corrupção, por considerá-la uma prática nefasta que vem contaminando o tecido social brasileiro por meio de suborno, extorsão, fisiologismo, nepotismo, clientelismo e peculato, porque facilita negócios criminosos como o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro.
Os organismos itabunenses, reunidos publicamente, entendem que este é o momento de combater de frente a corrupção, uma praga que ameaça a credibilidade das instituições e o sistema democrático. A corrupção não pode nem deve ser combatida apenas por meio de discursos, sendo um mal que vem evoluindo e destruindo a vida em sociedade, pervertendo e invertendo valores, além de contribuir para agravar os problemas da desigualdade e da exclusão social.
Por isso, ao defender maior transparência nas despesas públicas no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a sociedade itabunense organizada propõe medidas práticas, concretas e de enfrentamento do uso de recursos públicos em proveito próprio; de órgãos legislativos que abusam de seu poder para legislar em causa própria; de integrantes do Poder Judiciário que estão envolvidos na apropriação de vultosos recursos destinados à Justiça, e de integrantes de todos os poderes que beneficiam parentes com cargos públicos.
Os organismos signatários reafirmam os compromissos com os princípios humanitários; de defesa e preservação das famílias; de proteção à criança e ao adolescente; de respeito ao idoso, à mulher e à diversidade e contra a intolerância religiosa. Ao propor medidas concretas e efetivas de combate à onda de violência, a sociedade itabunense solidariza-se com todas as famílias que tiveram seus entes vitimados por ações criminosas e exige a apuração dos casos de violação dos direitos humanos.
Ao apresentar alternativas para combater o consumo de drogas, especialmente entre os jovens, a sociedade itabunense defende a implantação da Política Nacional de Segurança, anunciada pelo Governo Federal; a adoção de ações efetivas nos setores de Educação e Cultura, fomento da prática de esporte e lazer; programa de conscientização dos jovens; Sistema de Saúde preparado para receber e tratar os usuários, numa parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal, além de uma maior valorização e aparelhamento das nossas polícias Civil e Militar.
Acreditamos na Imprensa livre, sujeita apenas aos controles sociais, sem qualquer abuso do Estado policial, em que os profissionais possam agir com autonomia e liberdade.
Ao lamentar a existência de graves denúncias de improbidade administrativa, envolvendo membros do Poder Legislativo local, a sociedade itabunense, atenta e vigilante, espera do Ministério Público Estadual a apuração rigorosa e do Poder Judiciário uma atuação célere.
Como medida imediata e eficaz no combate ao consumo de drogas, solicitamos o lançamento de um grande movimento com a participação de toda sociedade civil organizada, com o apoio dos poderes públicos, despertando nos cidadãos a preservação dos valores éticos, culturais, religiosos e esportivos.
Diante da comemoração do Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro), ao mobilizar todos os segmentos da sociedade local para a instalação de um grande fórum a ser realizado posteriormente, as entidades signatárias conclamam:
a) A todos que acompanhem e fiscalizem a atuação das pessoas eleitas para cargos públicos, em nível federal, estadual e municipal;
b) À população que combata e resista a todo e qualquer tipo de corrupção, não participe dela e a denuncie;
c) Aos políticos, governantes, legisladores, promotores e juízes que não desanimem nem resignem na luta contra todas as formas de corrupção;
d) Aos proprietários dos veículos de Comunicação e aos profissionais que neles atuam para que publiquem a verdade sem medo, denunciem as pessoas corruptas e coloquem em destaque as pessoas honestas;
e) Aos seguidores de todos os credos que roguem a Deus por governantes, legisladores e profissionais de justiça honestos e competentes.
Conclamam, enfim, a todas as pessoas de boa vontade a unirem seus esforços na promoção da honestidade e do bem-comum.
Itabuna-Bahia, 02 de dezembro de 2011”.


________________________________________________________________
MOVIMENTO ITABUNENSE CONTRA A VIOLÊNCIA E A CORRUPÇÃO
E EM DEFESA DA LIBERDADE DE IMPRENSA - Itabuna, 05.12. 2011
· ABI–Associação Bahiana de Imprensa
· AABB-Associação Atlética Banco do Brasil-Itabuna
· ABSUL-Associação dos Blogueiros do sul da Bahia
· Academia dos Pensadores de Itabuna
· ACAI-Associação de Culto Afro Itabunense
· Ação Tupinambá de Olivença-Ilhéus
· ACARI-Comunicação e Cidadania
· ACATE-Associação dos Amigos do Teatro
· ACODECC-Associação Comunitária de Cultura e Cidadania
· ADUSC–Associação dos Docentes da UESC
· AFC–Associação dos Funcionários da Ceplac/Itabuna
· API/APLB-Sindicato dos Professores de Itabuna
· CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna
· Clube dos Poetas de Itabuna
· Conselho Municipal de Juventude de Itabuna
· Conselho Municipal dos Idosos de Itabuna
· CTB–Central dos Trabalhadores do Brasil
· CUT-Central Única dos Trabalhadores
· DCE–Diretório Central dos Estudantes da UESC
· Diocese de Itabuna
· GAC–Grupo de Ação Comunitária de Itabuna
· Igreja Teosópolis de Itabuna
· Igreja Universal do Reino de Deus
· MNU–Movimento Negro Unificado/Itabuna
· OAB–Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Itabuna
· Ong Força Jovem
· Rotary Club – Distrito 4550
· SIMPI-Sindicato Municipal dos Professores de Itabuna
· Sindicato dos Bancários de Itabuna
· Sindicato dos Comerciários de Itabuna
· Sindicato dos Radialistas de Itabuna
· Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna
· Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabuna
· SINDSERV–Sindicato Servidores Municipais de Itabuna
· SINJORBA–Sindicato dos Jornalistas da Bahia
· SINTESI-Sindicato dos Trabalhadores da Saúde
· SINTRATEC-Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil
· SINTSEF-Sindicato dos Servidores Federais
· UAMI-União das Associações de Moradores de Itabuna

8 comentários:

  1. AS ENTIDADES DE CLASSE DE URUÇUCA DEVERIAM TOMAR COMO EXEMPLO ESTES MOVIMENTOS EXISTENTES EM UMA GRANDE MAIORIA DAS CIDADES DA REGIÃO E FAZERMOS UM MOVIMENTO MUITO BEM ORGANIZADO E EXPECÍFICO CONTRA OS DESMANDOS E A CORRUPÇÃO EXISTENTE NO MUNICÍPIO DE URUÇUCA PROTAGONIZADO POR ESTE GOVERNO (FORTE POVO DESRESPEITADO) DO MOACIR JR.

    ResponderExcluir
  2. ONDE ESTÃO AS OPOSIÇÕES DE URUÇUCA QUE NÃO SE MOBILIZAM? PRECISAMOS MOSTRAR A REGIÃO, A BAHIA E O BRASIL O ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DOS ATUAIS OCUPANTES DO PODER, MOSTRANDO A FRAQUEZA DE UMA CÂMARA INOPERANTE, QUE DIZ AMÉM AOS PLEITOS DO MANDATÁRIO.

    ResponderExcluir
  3. Quais são as entidades de classe? SINDICATO RURAL, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, CDL, MOVIMENTO DOS SEM TERRA(estes são vinculados ao prefeito), Agora o que sobram: SINDICATO DOS PROFESSORES, ASSOCIAÇÃO DE BAIRROS, SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS(estes não possuem dirigentes representativos). Como diz o comentarista anterior, na realidade quem pode mobilizar o povo são os políticos de oposição.

    ResponderExcluir
  4. A CÂMARA MUNICIPAL DE URUÇUCA É OMISSA POIS TODOS OS VIRIADORES, VIRIADORES MESMOS SÃO OMISSOS POIS ELES ASSINAM NO DESMANDO. FALAM DOS VIRIADORES VELHO MAS OS NOVOS QUE ENTRARAM SÃO PIORES DOS QUE JÁ TAVAM. TEM UM TAL DE VAI MARIA OU VALMARI MARIA VAI COM AS OUTRA QUE SÓ SERVE PRA PEGAR BOLA, PROPINA PUXA SACO DE POLÍCIA QUE NO INICIO SE DIZIA OPOSIÇÃO AGORA É UM DOS PRIMEIROS A PRECIONAR POR DINHEIRO. SÓ AQUI EM URUCUCA MESMO.

    ResponderExcluir
  5. essa estoria ai dse combate a corrupcao e violencia e tudo conversa fiada.. mas na frente se vera a situacao na mesma .. e o dinheiro destinado para isso bem longe da tal da campanha..conversa para boi dormir e o povo acredita...

    ResponderExcluir
  6. esse malandro do valmari agora que enganar o povo de SERRA GRANDE.

    ResponderExcluir
  7. esse malandro trabalha de noite a dia e vcs ai fika conspirando eu so lamento; voto nesse vereador de novo valeu vereador guereiro

    ResponderExcluir
  8. a mimha familia agradece a esse vereador por ter salvado a vida de meu filho quando socorreu por varias vezes valeu Valmary você é humano , fiquo triste quando leio alguns comentarios desse blog , poucos comentarios falando da sua pessoa voocê veio de familia humilde e hoje representa nossa cidade como parlamentar. Falar de você é facil é só vê suas ações obrigado vereador Deus te abençõe , tenha certeza que todas as pedras que esses pré-candidatos anônimos que jogam contra você tenha certeza eles tem que colocar uma barreira de aço contra si mesmo para se defender porque quem te defende vereador é Jesus e o povo valeeu siga em frente !

    ResponderExcluir

CASAMENTO COMUNITÁRIO

O casamento comunitário reuniu 16 casais que se uniram oficialmente neste sábado (25), em Uruçuca, onde puderam finalmente realizar esse s...