terça-feira, 31 de maio de 2011

Uruçuca: Insegurança, descaso e falta de compromisso das autoridades.

Delegacia de Polícia não tem plantão e é fechada aos finais de semana e feriados


Cadeia Pública interditada por falta de condições humanas de funcionamento

Carro quebrado na garagem da prefeitura de Uruçuca
Dos tiros desparados em "Luizinho" um pegou nesta casa
Descaso, falta de compromisso e planejamento são preceitos da realidade nua e crua que está vivendo a polícia de Uruçuca, encurralada pelos poderes municipal e estadual.
Há mais de três anos a polícia civil recebeu um veículo Meriva para ronda neste município. O veículo quebrou, há aproximadamente dois anos, e não houve solução para realizar o conserto do carro. Hoje, depois de tanto tempo, ele se continua estacionado na porta da COORPIN, em Ilhéus, mostrando o grande descaso das autoridades competentes para com a segurança do município de Uruçuca.
Segundo informações, a Coordenadoria Regional enviou um veiculo Ranger quebrada, para ser consertada em parceria com a prefeitura de Uruçuca e hoje essa viatura encontra-se abandonada na garagem da prefeitura, sem solução futura.
Outro aspecto negativo na segurança pública de Uruçuca é a falta de plantões nos finais de semana. Na semana passada, se não fosse a agilidade e competência da Dra. Gildete Duarte, delegada da vizinha cidade de Itajuípe, os bandidos que mataram o produtor rural José Maia teriam se evadidos. O que se vê na delegacia local é uma repartição totalmente desestruturada e desaparelhada, com apenas dois policiais para diligências e efetuar intimações e um delegado declaradamente insatisfeito pelas péssimas condições de trabalho oferecidas. Verdadeiro absurdo.
Em janeiro deste ano foi assassinado na cadeia local um detento, em conseqüência, o então juiz Dr. André Brito autorizou a interdição do prédio, por total falta de mínima condição humana. O local continua fechado e sem nenhuma perspectiva e iniciativa do poder público municipal para reabertura. O descompromisso do governo municipal aliado ao estadual é gritante e os policiais locais ficam reféns dessas autoridades.
A sensação de impunidade é total. No último sábado, 28, tentaram matar um velho conhecido da polícia “Luizinho” e uma das balas alvejou uma casa próximo a janela, quase atingindo, pegou a dois metros de casal que dormia em um dos quartos.
Um governo forte e povo respeitado não pode viver de pão e circo, também a Bahia de todos nós (estamos atados), vai se transformar na Bahia de poucos que podem morar bem, ter seguranças particulares e casas monitoradas.
O Rio de Janeiro está implantando as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadoras). Em Uruçuca poderiam implantar a UPTD (Unidade de Polícia Trabalhando Dignamente).
Chega de tantas conversas, mentiras em FM, propagandas e muitas entrevistas. O que queremos é ação, compromisso e segurança. Um governo inerte como esse, não leva o cidadão a lugar algum.
Texto e fotos: Jean Macêdo.

domingo, 29 de maio de 2011

Vassoura-de-bruxa: “recebi ‘recados’ para parar o documentário”, diz pesquisador

Dilson Araújo, autor de um documentário sobre a introdução da vassoura-de-bruxa no sul da Bahia. "Vassoura foi Crime".

A Deputada Ângela Sousa e os Deputados Augusto Castro e Temóteo Brito ouviram atentamente o pesquisador.
O pesquisador Dilson Araújo, autor de um documentário sobre a introdução da vassoura-de-bruxa no sul da Bahia, afirmou na manhã desta sexta-feira, dia 27, que está recebendo “recados, telefonemas, avisos anônimos para parar de produzir o documentário”. “Desde que começamos a filmá-lo, recebemos telefonemas e avisos anônimos, o que caracteriza ameaça velada”, acrescentou.
Dilson Araújo fez as declarações para o público formado por deputados estaduais, empresários, produtores de cacau, trabalhadores rurais e dirigentes da Ceplac. “A introdução da vassoura-de-bruxa foi um crime contra uma região e a conseqüência desse crime é a favelização das nossas cidades”, disse
No sul da Bahia, a vassoura-de-bruxa foi descoberta em 23 de maio de 1989, em uma propriedade agrícola de Uruçuca e causou um grande impacto na economia cacaueira baiana. “Foi um crime comprovado pela Polícia Federal e os danos são incalculáveis. De quem é a responsabilidade por esse ato criminoso? Enquanto não tivermos a resposta, a população e os cacauicultores estarão penalizados”.
Para Dilson Araújo, a introdução da doença na região “ainda é um tabu e a sociedade precisa discuti-lo assunto ampla e publicamente, com maturidade suficiente para desvinculá-lo de qualquer interesse particular ou partidário”. O pesquisador entende que “se os produtores de cacau, com apoio de todos os segmentos, não continuar nessa luta, não a região não vai deslanchar e todos nós vamos continuar perdendo”.
Projeto de pesquisa em 2009, o que era uma idéia da realização de um documentário sobre vassoura-de-bruxa, hoje é um filme feito nas versões cinema, TV e DVD, em português, inglês, francês e espanhol. “A verdade precisa vir à tona e estamos fazendo esse trabalho, com base em mais de 2.500 documentos, num esforço muito grande, com a colaboração e a doação dos produtores. O custo do projeto está em torno de R$ 45 mil e as colaborações podem ser depositadas na conta do Instituto Pensar Cacau”, lembrou Dilson Araújo.

sábado, 28 de maio de 2011

PSD GANHA APOIO PARA FORMAÇÃO EM ITAJUÍPE, URUÇUCA, ITACARÉ E ITABUNA


Lideranças regionais com o deputado Edson Pimenta garantem controle do PSD(foto Marcos de Souza).


O vice-governador do estado, Otto Alencar garantiu apoios para fortalecimento do Partido Social Democrático(PSD) no Sul da Bahia. Em quatro municípios sul baianos Itajuípe, Itabuna, Uruçuca e Itacaré, o partido que está sendo criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab , terá na coordenação o Deputado Federal Edson Pimenta(ex-PCdoB). Em Itajuípe o partido terá no comando o prefeito Marcos Dantas(PP) e a sua vice Graciela Dantas.
Eles já estão coletando assinaturas de apoio à formação do partido há cerca de 30 dias. O partido terá em Itajuípe uma bancada de três vereadores na câmara municipal. Em Uruçuca, o empresário e pequeno produtor Marcelo Dantas é quem estará no comando da nova agremiação partidária.
“Conhecemos o trabalho de Edson Pimenta em Itacaré e em outros municípios e vamos ajudá-lo na consolidação do novo partido”, disse o empresário.
Em Itacaré terceiro principal destino turístico baiano o novo partido será dirigido pelo grupo do prefeito Antonio de Anízio(PCdoB). O deputado Edson Pimenta foi o mais votado em Itacaré nas eleições de 2010 com o apoio do prefito e garantiu o controle da legenda. O prefeito itacareense continuará no PCdoB.
Já em Itabuna o PSD estará nas mãos de uma nova liderança ligada ao deputado Todos os entendimentos foram referendados pelo vice-governador Otto Alencar.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

URUÇUCA:FERNANDA LEVA NECESSIDADES DE URUÇUCA AO VICE-GOVERNADOR

O Deputado Marcelino Galo, Otto Alencar Vice-Governador e a Vice-Prefeita de Uruçuca Fernanda Silva
As demandas de infraestrutura do município de Uruçuca foram debatidas na manhã desta quarta-feira (25), durante reunião entre o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), Otto Alencar, e o deputado Marcelino Galo (PT). O encontro foi solicitado pelo deputado, que foi acompanhado pela vice-prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva e pelo prefeito de Mucuge, Fernando Medrado.

Galo destacou a importância das ações da Seinfra, principalmente para o interior do estado. “Temos uma ótima relação com o secretário Otto Alencar, que já nos recebeu para ouvir outras demandas. declara Galo.
A vice-prefeita Fernanda Silva solicitou da Seinfra a melhoria das estradas da zona rural e a pavimentação do trecho que liga Uruçuca ao distrito de Serra Grande. “A zona rural é muito ampla e para o município as melhorias das condições das estradas ajudaria no escoamento da produção agrícola. Já a estrada de Serra Grande vai alavancar o potencial turístico, visto que o destino é o litoral e os turistas precisam passar por outra cidade para chegar à localidade”, afirma.
Fonte Blog Água Preta

Filho do ex-deputado Veloso foi encontrado morto

O ex-candidato a deputado estadual e advogado Márcio Veloso, 35 anos, foi encontrado morto em em seu apartamento na avenida Soares Lopes em Ilhéus, nesta manhã de quarta feira (25). As primeiras informações apontam para suicídio, embora a causa da morte, segundo o médico do SAMU que atendeu a ocorrência, foi uma parada cardiovascular. Outra hipótese é de que ele tenha sido vítima de uma carga excessiva de anti-depressivos. Mas somente após a autópsia é que será revelada a verdadeira causa da morte de Márcio Veloso.
Márcio tentava chegar à Assembleia Legislativa baiana e o pai buscava a reeleição como deputado federal após uma vitória surpreendente em 2006.
Segundo pessoas mais próximas ele acumulava muitas dívidas e estava depressivo o que pode ter provocado o ato suicida.
Durante o mandato do pai em Brasília, Márcio vivia cercado de autoridades políticas e tinha forte poder de decisão no gabinete em Brasília. Alguns críticos da atuação política do pai, chegavam a afirmar que Raimundo Veloso havia sido eleito, mas que o mandato, de fato, pertencia ao filho. Advogado, com atuação polêmica, Márcio passou a ter, de uma forma muito rápida, uma vida financeira cuja origem era bastante comentada em Ilhéus. Também é atribuído a ele, alguns casos de grande repercussão negativa no mandato do pai. Márcio era casado com a filha da também advogada Rúbia Carvalho, política atuante em Ilhéus.
Rede Brasil de Notícias

terça-feira, 24 de maio de 2011

SUSPEITOS DA MORTE DO FAZENDEIRO ZÉ MAIA SÃO OUVIDOS EM URUÇUCA

Romário Botelho dos Reis de 19 anos, segundo informações mentor do assalto e do assassinato.

Nadson Santos Oliveira continua negando participação no crime e diz ter passado noite de sábado na seresta com namorada.

Delegada Lisleide Nobre continua ouvindo testemunhas e tem 10 dias para preparação do inquerito policial

Os dois elementos suspeitos do assassinato do fazendeiro José Maia no ultimo domingo, Romário Botelho dos Reis de 19 anos e natural do Espirito Santo e que vinha aterrozando na região e Nadson Santos Oliveira natural de Uruçuca  estão sendo ouvidos na Delegacia de Polícia Civíl do município de Uruçuca. Segundo a delegada Lisleide Nobre eles também foram recambiados a Uruçuca para que as testemunhas do crime possam fazer o reconhecimento. 
A delegada informou  a nossa reportagem que segundo os autores existe um terceiro elemento menor de inicial L. que as testemunhas do caso frizam não conhecer. Ela recebeu hoje na delegacia de Uruçuca a família do Sr. José Maia, esposa e duas filhas que conversaram bastante para tomar conhecimento do homicídio.
A Família de Zé Maia, Lícia Maia(esposa) e Drª Clícia e Claúdia Maia(filhas) passaram o dia na delegacia e viram o suspeito do latrocínio(morte seguida de roubo).
Dr. Humberto Matos delegado de Uruçuca recepcionou a delegada de Itacaré e colocou a delegacia a disposição. Ela deverá ouvir ainda hoje a família, trabalhadores e vizinhos de fazenda de José Maia.
Já na parte da tarde em entrevista a TV a delegada frisou que Romário é réu confesso e que Nadisson Oliveira continua negando a sua participação no crime e diz que foi o menor L. quem matou a facadas o fazendeiro Zé Maia.
Naiane Conceição Lemos de 19 anos que é namorada de Nadisson confessou que seu namorado e ela estavam em uma festa na cidade de Uruçuca e que apenas foram dormir na casa de Romário.
Naiane ainda comentou que Romário lhe pediu dinheiro emprestado para locação de uma moto na locadora de Auxênsio no sábado a tarde, mas ela não emprestou.
A delegada informou que já recuperou algumas armas pertencentes ao Fazendeiro Zé Maia e a faca utilizada pelos criminisos que serão encaminhadas para perícia.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

EXCLUSIVO! FÉLIX JÚNIOR COTADO PARA ASSUMIR O PDT DA BAHIA

O deputado federal Félix Júnior (PDT), deverá assumir o comando do PDT na Bahia nos próximos dias. O deputado vai substituir o atual presidente, Alexandre Brust e passará ser o homem forte do partido no estado.

Com isso cresce a possibilidade da vereadora de Salvador, Andréa Mendonça se desfiliar do DEM para se filiar no PDT. O objetivo é ser candidata a prefeita da capital do estado.

domingo, 22 de maio de 2011

URUÇUCA: ASSASSINOS DO FAZENDEIRO ZÉ MAIA JÁ ESTÃO PRESOS

Numa ação rápida, em menos de 12 horas, homens da ( Cipa Cacaueira ),antiga Caerc e da Polícia Militar de Uruçuca, conseguiram prender os dois homens suspeitos de assassinar na manhã deste domingo o fazendeiro José Maia, que tinha fazenda no distrito de Pé de Serra, entre Uruçuca e Itacaré. O fazendeiro , Zé Maia era pai da médica Glicia Maia de Itabuna. A polícia prendeu, Romário Botelho dos Reis de 19 anos, natural do Espirito Santo e que vinha aterrozando na região e Nadson Santos Oliveira natural de Uruçuca. Eles locaram uma moto em Uruçuca, onde moram, para fazer o assalto. A polícia chegou até os bandidos, através das características da moto.

Os dois elementos foram encaminhados pela delegada Gildete Vitória para a cidade de Itacaré, onde eles ficarão à disposição da Justiça.

sábado, 21 de maio de 2011

Polêmica: Banda usa nome parecido e público confunde com Raio da Silibrina



Em nota oficial o empresário Macêdo Brilho enviou comunicado a imprensa baiana alertando aos prefeitos e empresários quanto ao surgimento de bandas no estado da Bahia e Alagoas neste período que antecede os festejos juninos, bandas estas que estão usando nomes parecidos com as marcas Raio da Silibrina e Corisco do Trovão, sem ter nenhum tipo de vinculo com a empresa que detém tais marcas.
O fato envolve na região Sul da Bahia os municípios de Coaraci e Uruçuca, visto que estão previstas apresentações de uma banda chamada Forró da Silibrina, que tem escritório sede na cidade de Salvador e inclusive possui um site na internet: www.forrodasilibrina.com.br.
Macêdo Brilho alerta para o público regional desta região que já assistiu inúmeros shows da banda Raio da Silibrina que não vendeu a banda e sequer cedeu o nome para outros empresários.
Leia a matéria completa em http://www.portalmix.com.br/

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Juiz de Uruçuca determinou a imediata reitegração da professora Divaritana

Autor: Divaritana Santos Ribeiro
Advogado: Natanael Pereira da Silva
Réu: Município de Uruçuca
Advogados: Airton Caio Ramos Costa e Orlando Ramos da Silva

Sentença: Diante do exporto, com fundamento no artigo 5º LV, 37, II, da Constituição Federal, reconheço a ilegalidade do processo administrativo disciplinar, por não justificar a não oitiva das testemunhas de defesa, tampouco procedor ao interrogatório da processada. Determino a imediata reintegração da autora no cargo ocupado junto ao Municipio de Uruçuca. Condeno o requerido no pagamento dos salários não pagos, decorrentes da pena de demissão aplicada, a serem apurados através de liquidação de sentença, seguindo o rito do artigo 475-B do CPC, assegurado ao Município o direito de compensar os rendimentos resultantes do exercício de trabalho ou atividade de qualquer natureza, inclusive labore, eventualmetne obtidos no periodo do afastamento. O valor devido será devidamente corrigido, bem como incide juros moratórios, seguindo a variação da taxa SELIC, contados da data do inadimplemento, nos termos do artigo 161,§1º do CTN. Condeno a parte ré no pagamento de honorários advocatícios, os quais fixo em 10% do v alor das remunerações em atraso, levando em consideração o artigo 20, parágrafo 3º e 4º do Código de Processo Civil. Sem custas, face a insenção do Município. Após intimadas as partes, remeta-se o feito ao Tribunal de Justiça da Bahia, em atendimento ao comando do art. 475, I, §1º, do Código de Processo Civil, uma vez que a sentença está sujeita ao duplo grau de jurisdição. Publique-se. Registre-se. Intimen-se. Uruçuca, 19 de maio de 2011.


Renato Alves Cavichiolo


Juiz de Direito

ITABUNA QUER INSTALAÇÃO DE DELEGACIA DA POLICIA FEDERAL PARA COMBATER À VIOLÊNCIA

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, anunciou, durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), formado por 34 representantes das diversas secretarias do governo municipal, autoridades da área de segurança e representantes da sociedade civil organizada, que vai encaminhar ao Ministério da Justiça a solicitação para a implantação de uma Delegacia da Polícia Federal, visando ampliar o combate o tráfico de drogas e a violência.
A reunião do GGIM, realizada no gabinete do prefeito, serviu para definir as estratégias da campanha de desarmamento da população do município, a ser lançada em breve, durante o Dia do Desarmamento em Itabuna, com as participações de autoridades civis e militares, além de representantes de diversas entidades e instituições.
Para o Capitão Azevedo, a política pública de segurança é uma questão complexa e que envolve não apenas a ação da polícia e da justiça, como também de saúde, de educação, inclusão social e até a melhoria da iluminação pública: “A ideia deste encontro é ouvir sugestões e implementar ações práticas, até porque ninguém está imune à violência, um problema que preocupa a todos nós e que precisa ser enfrentado”.
Ele explicou que a criação da Delegacia da Polícia Federal em Itabuna se justifica em função de uma série de fatores, inclusive por ser a cidade um grande polo regional de comércio e serviços, cortado por duas importantes rodovias – BR-415 e BR 101 -, que estão na rota do tráfico de drogas e de armas.

AUDIÊNCIA NA EMBASA

Em recente audiência com o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira Filho, a deputada estadual Ângela Sousa (PSC), juntamente com o vereador Tarcísio Paixão (PMN), apresentou uma série de reivindicações de interesse da população ilheense.
Ângela chamou a atenção principalmente para a necessidade de se levar o serviço de abastecimento para comunidades do litoral norte, muitas das quais dependem hoje de poços artesianos. Segundo a parlamentar, o benefício pode ser implementado com recursos provenientes do PAC II.
O vereador também solicitou atenção da Embasa para os bairros do Salobrinho e Banco da Vitória, que reclamam a ampliação do saneamento básico.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

INVESTIMENTOS PARA ITORORÓ

O Deputado Geraldo Simões, acompanhado do prefeito de Itororó, Adroaldo, junto com sua equipe do Núcleo de Planejamento Estratégico do Município, foram calorosamente recebidos pelo Ministro das Cidades, Mário Negromonte, nesta 4ª feira, dia 18 de maio.
A reunião, que foi muito produtiva, segundo o Deputado, tratou de assuntos como a pavimentação de ruas, a inclusão de obras no PAC II, a estruturação de assentamentos precários, PAC do saneamento, liberação de emendas e pagamento de todas as obras que já tiveram efetuadas suas medições.
O Prefeito também saiu bastante animado da reunião e acredita que ela é fundamental para agilizar as obras do município, trazendo melhores condições de vida e conforto para a população.

terça-feira, 17 de maio de 2011

DEPUTADO AUGUSTO CASTRO ELOGIA INVESTIMENTOS DA BAHIAGÁS


O deputado Augusto Castro (PSDB) elogiou, durante reunião da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo da Assembleia Legislativa desta quarta-feira,17, os investimentos que a Bahiagás vem realizando no Estado e que foram apresentados na reunião pelo presidente da empresa, Davidson Magalhães. Membro titular da comissão, Augusto Castro, disse considerar a exploração e oferta do gás natural essencial para viabilizar o desenvolvimento econômico.

Até 2014 a Bahiagás investirá cerca de R$ 100 milhões no Sul e Extremo Sul da Bahia, na construção de centrais de distribuição e de dutos que levarão o gás natural a empresas, residências, comércio e postos de combustíveis da região. Itabuna e Ilhéus estão contemplados por esse investimentos. Itabuna já consome o gás natural veicular (GNV) comercializado pelo posto Universal, mas a Bahiagás já está finalizando as obras para sua estação de distribuição e gasoduto, que num primeiro momento atenderão clientes chave como a Nestlé, Trifil, Delfi e postos de combustíveis. Augusto Castro espera que a oferta de gás natural residencial também seja implantada em breve, como já acontece em Salvador.

Segundo informações de Davidson Magalhães para o deputado, o projeto conceitual para a expansão do gasoduto está em fase de conclusão e a expectativa é de que o edital de licitação seja lançado até julho pela Bahiagás, com previsão de iniciar as obras até o final do ano. O gasoduto terá 32 km, saindo de Itabuna até o Polo Industrial de Ilhéus, atendendo empreendimentos imobiliários em Itabuna e Ilhéus, e chegando, no futuro, ao Porto Sul.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Comitiva de Camarões visita o IF Baiano em Uruçuca

 A República dos Camarões quer reproduzir no continente africano o exitoso modelo de educação tecnológica criado na década de 60 pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a Escola Média de Agropecuária Regional (Emarc). Amanhã (segunda), uma missão visita o campus da Emarc - Uruçuca, que foi incorporado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Baiano), para discutir uma cooperação técnica, sob a mediação da Ceplac, com a Escola Prática de Agricultura de Binguela.

A delegação se reúne com o reitor do IF Baiano, Sebastião Edson Moura, o diretor do Campus Uruçuca, Euro Araújo de Oliveira, o superintendente da Ceplac na Bahia, Antonio Zózimo de Matos Costa, e o coordenador do Centro de Educação da Ceplac, Eduardo César Almeida Lavinsky. No dia seguinte, haverá discussão e aprovação de memorando de entendimento entre o IF Baiano e a Escola Prática de Agricultura de Binguela, mas o referido documento somente será assinado quando diretores das instituições brasileiras visitarem a República de Camarões, no âmbito de acordo com Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).

A Escola Média de Agropecuária Regional da Ceplac (Emarc) foi criada, em 09 de maio de 1965, com a finalidade de ministrar treinamentos a trabalhadores rurais, administradores de fazenda e pequenos e médios agricultores para melhor aplicação das técnicas agrícolas recomendadas pela Ceplac. Nas antigas instalações da Estação Experimental de Água Preta e da Escola de Capatazia, que pertenceram ao extinto Instituto de Cacau da Bahia (ICB), também foi criado, simultaneamente, o Curso Técnico em Agropecuária, em nível de 2º Grau, para atender às novas demandas do campo e preparar mão de obra especializada para o complexo produtivo da cacauicultura, já que não havia cursos desse nível na Região Cacaueira baiana.

sábado, 14 de maio de 2011

MINISTRO DAS CIDADES EM ITABUNA

Jean Macêdo em entrevista com o Deputado Mário Negromonte Junior
O Secretário de Estado Wilson Brito em entrevista a Jean Macêdo
Jean Macêdo em entrevista com o Ministro das Cidades Mário Negromonte
Neste sábado, 14, o presidente do Partido Progressista em Itabuna Roberto Minas Aço ofereceu um almoço em sua residência aos parlamentares do partido votados em Itabuna e a imprensa.
Estiveram presentes o deputado federal e ministro das Cidades Mário Negromonte, o deputado estadual Mário Negromonte Júnior e o secretário de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado, Wilson Brito. A sucessão política de Itabuna foi o prato principal do encontro.
E o Ministro desconversou quanto a candidatura de Roberto Minas Aço em Itabuna e confirmou a candidatura de Jabes Ribeiro em Ilhéus, segundo informações é que nos próximos meses o Prefeito José Nilton Azevedo poderá assumir uma vaga no partido(PP) por solicitação do Deputado Federal Luiz Argôlo.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

PROFESSORES DE ITABUNA TERÃO 15,85% DE REAJUSTE

Os professores da rede municipal de Itabuna terão reajuste de 15,85% em 2011, após a proposta do governo ser aprovada em assembleia da categoria nesta quarta (11). Os professores reivindicavam 15%, mas estudos apontaram 15,85% como o percentual adequado.
O reajuste beneficia 1.550 professores da rede e representará impacto de R$ 6,6 milhões na folha de pagamento até o final de 2011, segundo o Cia da Notícia. O aumento será linear, beneficiando os professores dos níveis I, II e III.
Fonte: Pimenta na Muqueca

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Novos contratos são viabilizados para saúde em Itabuna com apoio de Augusto Castro




Novos contratos foram firmados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab com o Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães – HBLEM e a Santa Casa de Misericórdia nesta terça-feira, 10. As novas contratualizações permitem que o HBLEM receba recursos para procedimentos de neurocirurgia, cirurgias bariátricas, tomografia e mamografia. Também será implantado o Banco de Olhos e de unidade da OPO – Organização de Procura de e Órgãos e Tecidos – que tem o papel de organizar e apoiar o processo de doação e transplantes – no hospital regional. A oficialização desses novos contratos é comemorada pelo deputado estadual Augusto Castro (PSDB), que se empenhou defendendo mais recursos para garantir maior e melhor assistência à saúde à população de Itabuna nos dois hospitais.

A assinaturas dos contratos foram realizadas nesta terça-feira, 10, no HBLEM, e na Santa Casa da Misericórdia. O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, foi recebido no aeroporto de Ilhéus pelo deputado Augusto Castro, o provedor da Santa Casa, Renan Moreira e o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magella.

A previsão é que o Hospital de Base de Itabuna tenha um aporte de R$ 500 mil com a contratualização dos novos serviços. O maior montante será para procedimentos de neurocirurgia – cerca de R$ 300 mil, com a possibilidade de realização de aproximadamente 90 cirurgias mês, segundo informações do secretário de saúde do município, Geraldo Magella. Para cirurgias bariátricas, a Sesab quer contratar cinco por mês, mas o deputado Augusto Castro e Magella estão tentando a ampliação, uma vez que tem 1.200 pessoas na fila para esse procedimento no HBLEM.

Nos pleitos intermediados por Augusto Castro, a pedido do prefeito Nilton Azevedo e do secretário de Saúde, mas ainda não confirmados, estão a autorização de aditivos para novos procedimentos de cardiologia – como cateterismo e angiologia – e uma nova Unidade de Terapia Intensiva – UTI, com 11 leitos. Atualmente o Hospital de Base dispõe de nove leitos de UTI.
Fotos: Jean Macêdo.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

FORRÓ DA JACUTINGA FOI DEMAIS


Cavaleiros do Forró

Jaílson (Veió) e Wyry do Cavaleiros do Forró

Veió do Cavaleiros e os meninos do Trio da Huanna

O Povão que é a parte principal de um show

Hugo Pena e Gabriel
Fotos: Thainá Borges/Blog Bené

sábado, 7 de maio de 2011

FILME “A COLEÇÃO INVISÍVEL” GERA RENDA DE MAIS DE 1 MILHÃO PARA ITAJUÍPE

Ator Vladimir Brichta recebe homenagem das mãos do prefeito Marcos Dantas.

As gravações do filme “A Coleção Invisível” deixaram um resultado de cerca de R$ 1 milhão de reais em Itajuípe em pouco mais de 30 dias de filmagens. “Tivemos um grande incremento de emprego e renda com o fortalecimento do comércio”, afirma o prefeito de Itajuípe, Marcos Dantas.

Outro destaque para a cidade foi a participação do ator mirim itajuipense Wesley Macêdo, de 14 anos, elogiado pelo artista veterano Paulo César Peréio. “O garoto tem um futuro promissor”, destacou.

A produção do longa metragem envolveu cerca de 200 profissionais. ”De Itajuípe, mais de 400 pessoas foram cadastradas para atuar como figurantes”, destaca a atriz Eva Lima, produtora de elenco. Além dos resultados econômicos para o município localizado a 360 quilômetros de Salvador, ficou um clima de saudades.

Os moradores já estavam acostumados a ver Wladimir Brichta, o ator principal do filme, em suas corridas diárias em volta do Lago, cartão postal localizado na entrada da cidade.

Itajuípe foi escolhida entre 40 cidades sul-baianas e 200 fazendas que foram visitadas pelo diretor Bernard Attal. “Pesquisamos a região e encontramos em Itajuípe o cenário ideal”, disse o diretor francês. Apesar de ser nascido em Paris, ele fala fluentemente o português e leu muito escritores baianos como Jorge Amado e o itajuipense Adonias Filho.

A população local também recebeu elogios do ator Wladimir Brichta, que interpreta o playboy Leo em “A Coleção Invisível”. Segundo ele, “o povo de itajuipe demonstrou o que é educação e vida em comunidade”.

URUÇUCA:´"DEIXE O RELÓGIO TOCAR"


´Este blog foi informado de que há na cidade um grupo de populares contrarios à permanência do ´"relógio" da Igreja Católica, inclusive já organizaram um abaixo-assinado pedindo a retirada do relógio, que de acordo os insatisfeitos, vem causando barulho e incomodando algumas pessoas.
Pelo que se sabe, o relógio custou cerca de 12 mil reais, pago integralmente pela Igreja. Tocando de 06 da manhã às 22:00h, com um toque a cada 1 hora, ha quem sinta-se beneficiado por este recurso pelo fato de se manter atento com os horários, portanto há uma certa divergência.
Por outro lado, é preciso que haja sensibilidade por parte daqueles que discordam da importância desta inovação da Igreja, até porque será um ato de indelicadeza com o Pe. Bené, sempre disposto a colaborar com o bem comum de todos.
Quanto a questão do barulho,é coerente lembrar que nos finais de semana, dezenas de carros percorrem a cidade ou estacionam em portas de bares, com o som ligado a volumes ensurdecedores e não se vê nenhuma mobilização tentando coibir esta atitude tão nociva para audição. Ás vezes basta usar o bom senso para viver em harmonia.
Fonte Blog Água Preta.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

URUÇUCA: TRABALHADORES RECEBEM MEIO SALÁRIO MÍNIMO

A prefeitura de Uruçuca acaba de implantar mais uma categoria no serviço público com vencimentos de meio salário mínimo por mês. Agora, não mais apenas a varredoras de rua ganham meio salário. Auxiliares de serviços gerais estão sendo contratadas para trabalhar meio período nas escolas, recebendo 272 reais. Essa informação foi colhida junto a uma destas zeladoras cujo nome será preservado para evitar retaliações.
Os prestadores de serviço citados, atuam na Escola Municipal Maria Antoniea Conceição(EMAC) e no Colégio Irmã Dulce.
A prática de inchar o serviço público municipal, através da contratação de prestadores de serviço recebendo abaixo do que determina a constituição, configura um ato desesperado, uma vez que o gestor municipal não tem realizações para mostrar. Enquanto a prefeitura tenta ludibriar a população, serviços como rede de esgoto nos bairros carentes, calcetamento de ruas, criação de programas sociais para o acolhimento da juventude, bem como outros serviços básicos são esquecidos em detrimento de uma pseudo-burguesia gulosa e violenta.
Infelizmente a população de Uruçuca não tem a quem reclamar e recorrer, a não ser esperar as eleições de 2012, para então sentenciar os seus algozes. Postado por Wesley Novais

domingo, 1 de maio de 2011

REPASSES DO GOVERNO FEDERAL AO MUNICÍPIO DE URUÇUCA

 MÊS DE  ABRIL  DE 2011 .


Renda Líquida mês ........ R$- 1.966.852,61
FNDE ............................. R$- 36.972,08
Total ............................... R$- 2.033.824,69




FPM .................. R$- 523.812,79
ICMS-ESTADUAL R$- 86.266,71
SAÚDE .............. R$- 169.225,44
FUNDEB ............ R$- 1.141.121,07
OUTRAS RENDAS R$- 46.426,60
TOTAL ............... R$- 1.996.852,61
FNDE................. R$- 36.972,08
Total Geral........ R$- 2.033.824,69


FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação
ABRIL/2011
QUOTA-QUOTA ESTADUAL/MUNICIPAL
Total..................... R$- 36.972,08
Total Geral ........... R$- 36.972,08


Sites: WWW.bb.com.br
WWW.fnde.gov.br

É 1º de Maio e não 1º de Abril

A nossa homenagem aos Trabalhadores de Uruçuca e ao Prefeito Moacir Leite Junior que há quase 7 anos trabalha por nossa querida cidade.
É uma vida de realizações e beneficios a comunidade.
Afinal de contas hoje é 1º de Maio ou 1º de Abril ?