quinta-feira, 31 de maio de 2012

Moradores de Itabuna conhecem detalhes do projeto Porto Sul

Nesta quarta-feira (30) foi a vez dos moradores da cidade de Itabuna conhecerem os detalhes do projeto de implantação do Porto Sul. Durante audiência pública realizada pelo Governo da Bahia e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a presença de 1,1 mil pessoas na sede da Associação Atlética Banco do Brasil, a população tirou dúvidas sobre os impactos ambientais da obra e contribuiu com sugestões.
Presente ao evento, o cacauicultor José Wilson, 64 anos, vê no Porto Sul a chance do retorno dos bons tempos no comércio da região. “Espero que a economia melhore como já foi no auge da produção de cacau. O porto vai trazer mais emprego e desenvolvimento”.
O superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, ressaltou a importância da realização das audiências como espaço democrático e transparente, que “proporcionam um debate sobre o empreendimento. Muitas sugestões da população são interessantes e podem ser acatadas”.
Empreendimento vai aquecer economia baiana 
Com investimento de R$ 2,4 bilhões, o Porto Sul vai ser construído na localidade de Aritaguá, entre Ilhéus e Itacaré, após o término das audiências e a liberação da licença ambiental. Além da parte pública, o porto terá um terminal de uso privativo, a ser explorado pela empresa Bahia Mineração, que vai escoar a produção de minério de ferro de Caetité.
A construção do porto está interligada com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que, juntos, vão possibilitar o aquecimento da economia baiana com a geração de mais emprego e renda. Somente na etapa das obras do Porto Sul, devem ser gerados 2,7 mil postos de trabalho.
De acordo com o presidente da Associação Comercial de Itabuna, Eduardo Fontes, os comerciantes da cidade têm boas expectativas com a chegada do Porto Sul. “É a oportunidade da grande virada no turismo, comércio e setor de serviços”.
Sete encontros
As audiências públicas já foram realizadas em Ilhéus (outubro de 2011), Uruçuca (na última segunda-feira, 28) e Itacaré (terça-feira, 29). A partir desta quinta (31), participam dos encontros os moradores de Itajuípe, Coaraci e Barro Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resultado da 10ª Rodada do intermunicipal

Domingo,  08 de Outubro Caldeirão Grande 0 X 0 Conceição do Coité 15:00 Caldeirão Grande São Desidério 1 X 0 0  X  3 Sant...