domingo, 27 de janeiro de 2013

232 pessoas morrem em incêndio em boate gaúcha


Um incêndio de grandes proporções em uma casa noturna deixou pelo menos 232 mortos e 48 feridos em Santa Maria (RS) na madrugada deste domingo (27), segundo o delegado Sandro Mainer da Polícia Civil em entrevista à Rádio Gaúcha. O incidente ocorreu na Boate Kiss, que tinha capacidade para 2 mil pessoas. Um efeito pirotécnico teria provocado fagulhas e o incêndio. A maioria das vítimas (universitários) morreu asfixiada. A área está isolada e todo o efetivo do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar está envolvido no atendimento, além de equipes da região e também da Polícia Rodoviária, da Base Aérea e voluntários. Testemunhas que saíram da boate relataram à rádio momentos de tensão para sair do local, que possuiria apenas uma porta de saída. Segundo informações, a administração da boate mandou fechar a porta principal para evitar que pessoas saíssem sem pagar a conta. Essa atitude influenciou na dimensão da tragédia. A assessoria do governador do Estado, Tarso Genro, informou que ele irá chegar ao município às 11h30. O governador se manifestou em seu Twitter na manhã deste domingo. "Domingo triste. Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã", publicou. 

A presidente Dilma cancelou sua agenda no Chile, retornando ao Brasil. Ela deve seguir para Santa Maria. De acordo com a Brigada Militar, os corpos serão levados para o Instituto Médico Legal (IML), que fica ao lado do hospital de Caridade da cidade. Segundo informações, há pelo menos 232 corpos no Centro Desportivo Municipal. Na tentativa de identificar os nomes, o Instituto Geral de Perícias (IGP) tem colocado documentos de identificação — como identidade, carteira nacional de habilitação, entre outros — e celulares foram colocados nos peitos destas vítimas. De acordo com relatos de servidores do IGP, muitos telefones dos mortos no ginásio tocam sem parar. O primeiro caminhão, por volta das 7h20min, levou pelo menos 77 corpos, no Centro Desportivo Municipal (CDM). Pouco antes das 9h30, um terceiro caminhão chegou com cerca de 70 mortos. Inicialmente, a perícia fará a identificação dos mortos que estavam com documentos de identificação (como identificação, carteira nacional de habilitação, entre outros). Em um segundo momento, o IGP deve fazer o reconhecimento daqueles corpos que não tenham identificação. Para isso, deve ser solicitada a ajuda de familiares e amigos no reconhecimento dos corpos. Ainda no decorrer desta manhã, o IGP deve divulgar uma lista com a relação de vítimas que estão no CDM. A rodada do Campeonato Gaúcho, neste domingo, foi cancelada. (Zero Hora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resultado da 10ª Rodada do intermunicipal

Domingo,  08 de Outubro Caldeirão Grande 0 X 0 Conceição do Coité 15:00 Caldeirão Grande São Desidério 1 X 0 0  X  3 Sant...