terça-feira, 8 de janeiro de 2013

RESTAURAÇÃO DE RODOVIA EM IBICARAÍ IMPULSIONA ECONOMIA DA REGIÃO



Foi inaugurada nesta terça-feira (8), em Ibicaraí, sul da Bahia, a recuperação do trecho da BR-415 em Itabuna (Ferradas)/Ibicaraí, com 28 quilômetros de extensão. A restauração do trecho, por onde trafegam aproximadamente 2.320 veículos por dia, vai beneficiar cerca de 500 mil habitantes dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Floresta Azul, Itapé e Barro Preto.

O evento teve a participação do governador Jaques Wagner e do vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, que afirmou que a obra contribui para a segurança das pessoas e que, embora a BR seja de responsabilidade do governo federal, o governo estadual alocou recursos para recuperar esse trecho. “É uma obra que impulsiona a atividade econômica da região e tomamos o cuidado de fazer uma estrada com um material que tem uma boa durabilidade”, disse Otto.

O governador destacou que os investimentos em infraestrutura estimulam a economia e melhoram a trafegabilidade e a condição de vida da população. “Em seis anos, foram recuperados 6.300 quilômetros de estradas e a previsão é de que sejam restaurados mais três mil nos próximos dois anos. A Bahia tem 20 mil quilômetros de rodovias asfaltadas”.
Construção da Barragem do Rio Colônia ‘começa já’
De Ibicaraí, a comitiva seguiu para Itabuna, onde Wagner assinou a ordem de serviço para o início da obra da Barragem do Rio Colônia, que será implantada pelo governo estadual, por meio da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), beneficiando 353 mil pessoas. 

“A barragem vai dar segurança hídrica para Itabuna e distritos de outros municípios. Esta é a tranquilidade definitiva para a necessidade da água. Assinei a ordem de serviço de R$ 71 milhões. A obra começa já”, declarou o governador.

O objetivo principal do empreendimento é complementar o abastecimento de água das cidades de Itabuna e Itapé, além de contribuir para o controle das enchentes do Rio Cachoeira. Segundo Wagner, para o andamento da obra serão necessárias, entre outras medidas, redes de energia e a desapropriação de áreas.

“Vamos publicar amanhã o edital de licitação para a estrada, porque, quando a barragem encher, a atual estrada de Itapé a Itaju do Colônia vai ser tomada pela água. Em função disso, ao tempo em que a barragem for construída, iremos construindo a nova estrada”, declarou o governador. O empreendimento terá capacidade para armazenar 62 milhões de metros cúbicos de água.
Texto: SECOM GOVERNO DA BAHIA
Fotos:Manu Dias
Publicada às 9h20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASAMENTO COMUNITÁRIO

O casamento comunitário reuniu 16 casais que se uniram oficialmente neste sábado (25), em Uruçuca, onde puderam finalmente realizar esse s...