sábado, 16 de fevereiro de 2013

DISCURSO DA PREFEITA FERNANDA SILVA NA ABERTURA DOS TRABALHOS DA CÂMARA DE VEREADORES DE URUÇUCA






EXCELENTÍSSIMO SENHOR ERIVALDO PEREIRA GUIMARÃES, DIGNÍSSIMO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE URUÇUCA, EM NOME DE QUEM SAUDAMOS OS EDIS QUE REPRESENTAM O POVO DE NOSSA CIDADE, CARÍSSIMO VICE-PREFEITO MUNICIPAL MARCELO DANTAS, CAROS SECRETÁRIOS E ASSESSORES MUNICIPAIS, AUTORIDADES PRESENTES OU REPRESENTADAS, SENHORAS E SENHORES PRESENTE NESTA SESSÃO QUE ABRE OS TRABALHOS LEGISLATIVOS DESSA EGRÉGIA CASA.

É COM MUITA HONRA QUE AQUI NOS ESTAMOS PARA APRESENTAR A MENSAGEM DO EXECUTIVO, DANDO CONTA DA SITUAÇÃO QUE ENCONTRAMOS O MUNICÍPIO, BEM COMO ANUNCIAR O QUE PRETENDEMOS PARA ESTE PRIMEIRO ANO DE GOVERNO, BUSCANDO HONRAR OS COMPROMISSOS ASSUMIDOS EM NOSSA CAMPANHA, RESPEITANDO NÃO SOMENTE OS QUE ACREDITARAM EM NOSSA PROPOSTA, PORÉM, A TODO O POVO DE URUÇUCA.

A TAREFA QUE ENFRENTAREMOS NÃO É PEQUENA. NOTAMOS ISSO DESDE QUANDO FOI FORMADA A COMISSÃO DE TRANSIÇÃO, QUANDO TIVEMOS DIFICULDADE DE OBTER AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA INICIAR O GOVERNO. ISSO NÃO NOS ASSUSTOU, AO CONTRÁRIO, NOS DEU FORÇAS PARA, JUNTAMENTE COM NOSSA EQUIPE, ENCARAR COMO UM DESAFIO A SER VENCIDO. HAVEREMOS DE CONSEGUIR.

ESSES PRIMEIROS QUARENTA E CINCO DIAS DE GESTÃO ESTÃO SENDO ABSOLUTAMENTE DESAFIADORES PARA MIM E TODA MINHA EQUIPE. O ESTADO EM QUE FORAM ENCONTRADAS AS FINANÇAS PÚBLICAS E PRINCIPALMENTE O PATRIMÔNIO PÚBLICO É DEPLORÁVEL.

AO ABRIR AS PORTAS DA SEDE DA PREFEITURA MUNICIPAL NO DIA PRIMEIRO DE JANEIRO, TORNOU-SE PERCEPTÍVEL QUE URUÇUCA PRECISA DE MUDANÇA, PRECISA DE MOTIVAÇÃO E PRINCIPALMENTE DE TRABALHO.

COMPUTADORES DEGRADADOS, SEM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A CONTINUIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, DOCUMENTOS DESORGANIZADOS E INEXISTENTES, CORTES NOS SISTEMAS DE FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA E ÁGUA EM ALGUNS PRÓPRIOS, TELEFONES DESLIGADOS POR FALTA DE PAGAMENTO, SALÁRIOS ATRASADOS, OBRIGAÇÕES SOCIAIS ATRASADOS, QUE ACARRETOU NO BLOQUEIO DO FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS.

A SITUAÇÃO É ALARMANTE, E TAMBÉM MERECE ATENÇÃO ESPECIAL DO PODER LEGISLATIVO.

A PARCERIA ENTRE O LEGISLATIVO E O EXECUTIVO, CONSTRUÍDA SOBRE A LEGITIMIDADE CONFERIDA PELO VOTO POPULAR, SERÁ ESSENCIAL PARA TRANSFORMAR A NOSSA CIDADE, TRAZENDO PROGRESSO SOCIAL E ECONÔMICO, RESGATANDO, PRINCIPALMENTE, A DIGNIDADE E ALEGRIA DO NOSSO POVO.

NA ÁREA ADMINISTRATIVA, UMA DAS PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS FOI A CONVOCAÇÃO DOS SERVIDORES EFETIVOS PARA UM RECADASTRAMENTO, COM O OBJETIVO DE DIMINUIR DESPESAS COM SERVIDORES QUE NÃO PRESTAM O DEVIDO SERVIÇO À COMUNIDADE.

APÓS LEVANTAMENTO REALIZADO ANOTAMOS NA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO: FALTA DE DOCUMENTOS PÚBLICOS REFERENTES À GESTÃO ANTERIOR (FOLHAS DE PAGAMENTOS, DOCUMENTOS RELATIVOS AO INSS E DEMAIS DOCUMENTOS DE FUNCIONÁRIOS); FALTA DE ARQUIVO DOS DOCUMENTOS DE ALGUNS FUNCIONÁRIOS EFETIVOS (COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, FOLHA DE PAGAMENTO, DOCUMENTO RELATIVOS AO INSS); HDs ANTIGOS TROCADOS POR NOVOS, PARA A GESTÃO ATUAL NÃO TER ACESSO AS INFORMAÇÕES DOS ANOS ANTERIORES; DIFICULDADE NO ACESSO AO PRÉDIO ANEXO DA PREFEITURA, DENTRE OUTROS.

A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REALIZOU LEVANTAMENTO DOS BENS MÓVEIS, PARA ATUALIZAÇÃO DO INVENTÁRIO PATRIMONIAL, ENCONTRANDO DIVERSOS BENS INUTILIZADOS OU DANIFICADOS, CARACTERIZANDO UM GRANDE PREJUÍZO PARA OS COFRES PÚBLICOS.

A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, QUE TEM COMO OBJETIVO PRIORIZAR A EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, DANDO GARANTIAS DE DIREITOS À POPULAÇÃO CARENTE DO NOSSO MUNICÍPIO, TEM ENVIDADOS ESFORÇOS PARA SUPERARMOS AS DIFICULDADES, RESGATAR PROGRAMAS SOCIAIS E BUSCAR TODOS OS PROGRAMAS POSSÍVEIS OFERECIDOS PELO GOVERNO FEDERAL PARA BENEFICIAR A NOSSA POPULAÇÃO, ACOLHENDO AS FAMÍLIAS, DEFENDENDO E PROTEGENDO CONTRA RISCO SOCIAL E PESSOAL. REAFIRMAMOS O NOSSO COMPROMISSO COM A NOSSA POPULAÇÃO CARENTE, A CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, PROMOVENDO AÇÕES SOCIAIS NO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES BÁSICAS DA POPULAÇÃO E GARANTIA DE DIREITOS COM O COMPROMISSO DE ALÉM DE MANTER OS PROGRAMAS JÁ EXISTENTES, BUSCARMOS MAIS PROGRAMAS PARA A NOSSA CIDADE.

NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO OS PRIMEIROS LEVANTAMENTOS MOSTRARAM QUE VÁRIOS EQUIPAMENTOS ESTAVAM ESPALHADOS EM OUTRAS SECRETARIAS, TAIS COMO: GABINETE, SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS), SALA ANEXO DO CEMUR, DENTRE OUTRAS. NO QUE TANGE À PARTE DOCUMENTAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FOI NOTÓRIO A IRRESPONSABILIDADE QUANTO À PRESERVAÇÃO DOS MESMOS, POIS ATÉ HOJE ESTAMOS EM BUSCA DE DOCUMENTOS NO QUE SE REFEREM À PRESTAÇÃO DE CONTAS REFERENTE À ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, TRANSPORTE ESCOLAR, PROGRAMAS E CONVÊNIOS DOS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL.

OUTRO FATOR GRITANTE DIZ RESPEITO ÀS CONDIÇÕES DOS ÔNIBUS ESCOLARES, OS QUAIS ESTAVAM ABANDONADOS E SEM CONDIÇÕES DE USO. NO MESMO PATAMAR, ENCONTRAMOS O PRÉDIO DA MERENDA ESCOLAR EM DESPREZO TOTAL.

ENCONTRAMOS A SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO COM TELEFONES CORTADOS, DÍVIDAS QUE IMPOSSIBILITARAM A REALIZAÇÃO DE DIVERSOS SERVIÇOS ESSENCIAIS, COMO MARCAÇÃO DE EXAMES, TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO, ETC; FALTA DE MEDICAMENTO NO PRONTO SOCORRO E NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA; FALTA DE MATERIAIS DE PROCEDIMENTO E ODONTOLÓGICO; FALTA DE MÉDICO NO PRONTO SOCORRO E NAS UNIDADES DE PSF; ESTOQUE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS; UNIDADES DE SAÚDE SUCATEADAS, COM EQUIPAMENTOS DANIFICADOS E INADEQUADOS; AMBULÂNCIAS SUCATEADAS, TANTO NA SEDE COMO EM SERRA GRANDE.

NA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA, URBANISMO, TRANSPORTE, TRÂNSITO, ESTRADAS E RODAGENS PODEMOS IDENTIFICAR O GRAU DE DIFICULDADE QUE PASSA O MUNICÍPIO: A SECRETARIA FUNCIONA NUM PRÉDIO ALUGADO, COM SETE MESES DE ATRASO NO ALUGUEL, BEM COMO CORTE NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA, TAMBÉM POR FALTA DE PAGAMENTO, COM TOTAL FALTA DE MÓVEIS E EQUIPAMENTOS, QUE, SEGUNDO INFORMAÇÕES DOS SERVIDORES, OS MOVEIS E DIVISÓRIAS FORAM RETIRADOS POR ORDEM DA GESTÃO ANTERIOR.

A SECRETARIA DISPÕE DE APENAS ONZE FUNCIONÁRIOS EFETIVOS, NUMERO IRRISÓRIO DE SERVIDORES DIANTE DA GRANDE DEMANDA DE SERVIÇOS MUNICIPAIS, ALÉM DE ALGUNS DELES ESTAREM EM SITUAÇÃO DE DESVIO DE FUNÇÃO.

O PATRIMÔNIO DA SECRETARIA, DUAS PÁS CARREGADEIRAS, ONDE UMA ELAS ENCONTRA-SE EM PÉSSIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO, DUAS MOTONIVELADORAS, UMA DELAS TAMBÉM EM PÉSSIMO ESTADO, UMA CAÇAMBA SEM CONDIÇÕES DE USO, UM CAMINHÃO COMPACTADOR DE LIXO EM COMPLETO ESTADO DE ABANDONO, UM TRATOR DE ESTEIRA QUE TAMBÉM NÃO PODE MAIS SER UTILIZADO, DUAS ROCADEIRAS E MOTOR SERRA, ALÉM DE OUTROS EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS, QUE NÃO FORAM ENCONTRADOS E PARA TANTO AUTORIZAMOS ABERTURA DE PROCESSO ADMINISTRATIVO, PARA APURAR AS RESPONSABILIDADES. 

ENCONTRAMOS O MUNICÍPIO EM COMPLETO ESTADO DE ABANDONO, ACUMULO DE LIXO E ENTULHO NAS RUAS, A ILUMINAÇÃO PUBLICA DEFICIENTE, RIO E CÓRREGOS ABANDONADOS, BUEIROS E REDE DE ESGOTO COM ENTUPIMENTO, PROVOCANDO TRANSTORNOS À POPULAÇÃO.

NESSES QUARENTA E CINCO DIAS DE GOVERNO JÁ ATENDEMOS A MAIS DE CINQUENTA OCORRÊNCIAS DE ENTUPIMENTOS DE ESGOTO E TROCA DE LÂMPADAS NAS VIAS PUBLICAS.

O MUNICÍPIO DEVE SER CONTEMPLADO AINDA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013, COM O PROJETO BANHO DE LUZ DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA DO ESTADO, QUE VISA RECUPERAR TODO O SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PUBLICA DO MUNICÍPIO.

O DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA, COM GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O MUNICÍPIO DE URUÇUCA VISTO GRANDE EXTENSÃO RURAL DO MUNICÍPIO E O NUMERO SIGNIFICATIVO DE AGRICULTORES FAMILIARES, NA SUA MAIORIA CARENTE DE POLÍTICAS PÚBLICAS ESPECÍFICAS, O DEPARTAMENTO NÃO POSSUÍA ESTRUTURAS MÍNIMAS DE FUNCIONAMENTO, SEM TÉCNICOS E EQUIPAMENTOS. MESMO ENCONTRANDO TODAS ESSAS DIFICULDADES, O DEPARTAMENTO CONSEGUIU GALGAR BONS PASSOS BUSCANDO ALCANÇAR ÊXITOS NA POLÍTICA AGRÍCOLA DESTA NOVA GESTÃO ATRAVÉS DA APROXIMAÇÃO DO PODER PÚBLICO COM OS AGRICULTORES DA REGIÃO DO BARROCÃO, JACARANDÁ, CORISCO, ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA E DEMAIS REGIÕES AGRÍCOLAS DO MUNICÍPIO, EM UMA CLARA DEMONSTRAÇÃO DE QUE A PREFEITURA MUNICIPAL DE URUÇUCA SERÁ UMA PARCEIRA DOS AGRICULTORES.

ESTAMOS RESGATANDO A PARCERIA TÉCNICA COM A CEPLAC, EBDA, BANCO DO NORDESTE E BANCO DO BRASIL, JÁ TENDO SIDO REALIZADAS REUNIÕES NO GALPÃO DE DESENVOLVIMENTO ENTRE OS AGRICULTORES E ESSAS ENTIDADES AFIM DE FACILITAR A EMISSÃO DE DOCUMENTOS AOS AGRICULTORES E SANAR PENDÊNCIAS EXISTENTES, FACILITANDO ASSIM O ACESSO DOS AGRICULTORES AO CRÉDITO.

O DEPARTAMENTO ENCONTROU ALGUNS GARGALOS PARA O CRESCIMENTO DA AGRICULTURA LOCAL ENTRE ELES O MATADOURO MUNICIPAL, QUE SE ENCONTRA EM TOTAL ABANDONO E DESCASO COM SAÚDE PÚBLICA E O MERCADO MUNICIPAL QUE NÃO ATENDE AS NECESSIDADES DOS AGRICULTORES E TAMBÉM SE ENCONTRA EM ESTADO DE ABANDONO. NESTE SENTIDO O DEPARTAMENTO SOLICITOU MELHORIAS EMERGENCIAIS PARA O MATADOURO MUNICIPAL.

ENCONTRAMOS A SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO TAMBÉM SEM ESTRUTURA, SEM ESPAÇO FÍSICO, SEM MÓVEIS E EQUIPAMENTOS; SEM INFORMAÇÕES SOBRE AS NECESSIDADES DO MUNICÍPIO.

ESTAMOS REALIZANDO ESTUDOS, COM O APOIO DO INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL (IBAM), PARA ENCAMINHAR A ESTA CASA, PROJETO DE LEI COM UMA NOVA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA, DE FORMA QUE POSSAMOS ALCANÇAR A EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA QUE OS NOVOS TEMPOS EXIGEM. URUÇUCA TEM QUE ESTAR PREPARADA PARA ATENDER AS DEMANDAS QUE TEREMOS COM A IMPLANTAÇÃO DOS NOVOS MODAIS DO PORTO SUL.

É IMPERATIVO QUE TRABALHEMOS JUNTOS – PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO, ATUALIZANDO NOSSAS LEIS, COM A REVISÃO DA LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO, DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO, ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL E DO CÓDIGO AMBIENTAL, QUE POSSIBILITARÁ AO MUNICÍPIO EXECUTAR O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS COM IMPACTO LOCAL, OUTORGADO PELA SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, ATRAVÉS DO PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL COMPARTILHADA.

ESSE PASSO É FUNDAMENTAL PARA QUE POSSAMOS ATRAIR INVESTIMENTOS PARA URUÇUCA, FOMENTADO A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA, ANSEIO MAIOR DE NOSSA JUVENTUDE, QUE NÃO TEM ENCONTRADO OPORTUNIDADE DE INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO.

ORGANIZAR O MUNICÍPIO É NOSSA PRINCIPAL META. MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS CIDADÃOS E CIDADÃS QUE NESTA TERRA VIVEM, É O DESAFIO MAIOR DE NOSSA ADMINISTRAÇÃO.

TIVEMOS A HONRA DE INICIAR O MANDATO RECEPCIONANDO EM SERRA GRANDE O GOVERNADOR JAQUES WAGNER, NO INÍCIO DESSE MÊS, QUANDO FOI INAUGURADO O SISTEMA DE SANEAMENTO BÁSICO DO NOSSO DISTRITO. VAMOS COBRAR DO GOVERNADOR QUE TAMBÉM SEJA IMPLANTADO EM NOSSA CIDADE.

PLEITEAMOS JUNTO AO GOVERNO ESTADUAL A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MERCADO MUNICIPAL, DE UMA NOVA ESCOLA, DE URBANIZAÇÃO E CALÇAMENTO DE DIVERSOS LOGRADOUROS. PEDIMOS TAMBÉM AO GOVERNADOR A IMPLANTAÇÃO DA ESTRADA-PARQUE URUÇUCA/SERRA GRANDE, RESPEITANDO TODAS AS EXIGÊNCIAS LEGAIS EM FUNÇÃO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO QUE A ESTRADA ATRAVESSA. O GOVERNADOR NOS PEDIU UM PROJETO, QUE JÁ ESTÁ SENDO ESTUDADO PARA ENCAMINHARMOS NO MAIS BREVE TEMPO POSSÍVEL.

NOSSA RESPONSABILIDADE AUMENTOU DESDE O DIA 10 DE JANEIRO PASSADO, QUANDO O NOSSO MUNICÍPIO CRESCEU TERRITORIALMENTE APÓS A PUBLICAÇÃO DA LEI 12.638.

A ÁREA TERRITORIAL DE URUÇUCA PASSOU DE TREZENTOS E NOVENTA E UM PARA QUINHENTOS E NOVE QUILÔMETROS QUADRADOS. A PARTIR DO ANO VINDOURO, QUANDO FOREM CONCLUÍDOS OS ESTUDOS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) SABEREMOS QUANTO AUMENTOU NOSSA POPULAÇÃO.

PRECISAMOS CRESCER, PORÉM, CRESCER DE FORMA ORDENADA, COM PLANEJAMENTO PARA QUE A CIDADE SEJA CADA VEZ MAIS ATRATIVA, COM AS PESSOAS ENCONTRANDO ATENDIMENTO NAS SUAS NECESSIDADES BÁSICAS, PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE, MOBILIDADE, SEGURANÇA, LASER E TRABALHO.

EM 2013, NOVAS PERSPECTIVAS E OPORTUNIDADES TRARÃO VISIBILIDADE E EXPRESSIVIDADE REGIONAL À URUÇUCA, TRANSFORMANDO NOSSO IDEAL DE CRESCIMENTO EM REALIDADE. A VINDA DO PORTO SUL, A IMPLANTAÇÃO DE FÁBRICAS NA NOSSA REGIÃO E A EXPLORAÇÃO TURÍSTICA DE SERRA GRANDE NOS TRAZ A POSSIBILIDADE DE CONSOLIDAÇÃO E ESTABILIDADE ECONÔMICA, QUE SERÁ REVERTIDA EM EMPREGO E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA À NOSSA POPULAÇÃO.

O BRASIL VEM SE TORNANDO UM PAÍS MELHOR, MAIS PRÓSPERO E CADA VEZ MAIS JUSTO, PORQUE REUNIU VONTADE POLÍTICA PARA ENFRENTAR SEUS PROBLEMAS ECONÔMICOS E SOCIAIS. PORQUE DECIDIU DE FORMA DEMOCRÁTICA E SOBERANA TRAÇAR SEU PRÓPRIO CAMINHO. PORQUE TOMOU DECISÕES POLÍTICAS CORAJOSAS, COMO A DE RESGATAR DA MISÉRIA TODOS OS SEUS CIDADÃOS.

EM 2013, ESCREVEREMOS MAIS UMA PÁGINA NA HISTÓRICA OBRA DE CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE MAIS PRÓSPERA, DOTADA DE OPORTUNIDADES PARA TODOS, SEM DISTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA. POR ISSO, NESSE MOMENTO EM QUE OS POLÍTICOS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL SÃO VISTOS COM OLHOS ATRAVESSADOS PELA NOSSA POPULAÇÃO, FAÇO QUESTÃO DE REGISTRAR NESTA MENSAGEM O MEU SINCERO RESPEITO E RECONHECIMENTO PELO PAPEL DESEMPENHADO PELA CÂMARA MUNICIPAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE MAIS JUSTA.

PARA ESSE ANO PRETENDEMOS DESENVOLVER AÇÕES PLANEJADAS EM TODAS AS UNIDADES ADMINISTRATIVAS. ALGUMAS ELENCAMOS A SEGUIR:

NA EDUCAÇÃO, ESTAMOS PROCEDENDO REFORMA EMERGENCIAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS; REFORMA NA CRECHE IRMÃ ANGELINA E EVA SANTOS (SERRA GRANDE); REFORMA NO ESPAÇO DA MERENDA ESCOLAR NA SEDE E EM SERRA GRANDE; REATIVAÇÃO DA CASA DE APOIO AO ESTUDANTE; MANUTENÇÃO DE TODA FROTA DE ÔNIBUS QUE REALIZA O TRANSPORTE ESCOLAR; ADEQUAÇÃO DO CARDÁPIO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR.

AINDA ASSIM, ENTENDEMOS QUE A ESTRUTURA ATUAL É INSUFICIENTE PARA ATENDER A DEMANDA LOCAL. NESSE SENTIDO, A SECRETARIA JUNTO À PREFEITURA VEM TRABALHANDO PARA A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DAS UNIDADES ESCOLARES E SEMED, ALÉM DE ÔNIBUS PARA COMPLEMENTAR A FROTA, BEM COM O EMPENHO PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVAS ESCOLAS E CRECHE NO MUNICÍPIO DE URUÇUCA.
NA SAÚDE NOSSA META É APERFEIÇOAR TODOS OS SERVIÇOS, ATRAVÉS DE CURSOS, VISANDO A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA MELHOR ATENDER A COMUNIDADE; TRABALHAR EM PARCERIA COM A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PARA INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO POPULAR, NO SENTIDO DE EDUCAR A COMUNIDADE SOBRE COMO EVITAR DOENÇAS; MELHORAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS AGENTES DE SAÚDE, TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E AGENTES DE ENDEMIAS; FORTALECER A ATENÇÃO BÁSICA, ASSIM COMO A MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE; SOLICITAR AO MINISTÉRIO DA SAÚDE IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA(NASF); TRAZER PARA A POPULAÇÃO DE URUÇUCA OS SERVIÇOS DO SREVIÇO DE ATENDIMENTO MÉDICO DE URGÊNCIA (SAMU) NUMA PACTUAÇÃO COM O MUNICÍPIO DE ILHÉUS.

NA ÁREA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL BUSCAREMOS ESTENDER OS SERVIÇOS À POPULAÇÃO DOS BAIRROS E DO INTERIOR, EM PARCERIA COM OS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL, ADERINDO AOS PROGRAMAS E PROJETOS QUE VISAM O BEM ESTAR DOS CIDADÃOS, ESPECIALMENTE OS MAIS CARENTES.

PROMOVEREMOS E ESTIMULAREMOS O FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS, QUE DESEMPENHAM PAPEL FUNDAMENTAL NO CONTROLE SOCIAL E FISCALIZAÇÃO DO PODER PÚBLICO.

NA ÁREA ADMINISTRATIVA E DA FAZENDA, NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO É COM A TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS, PARA QUE TODOS POSSAM ACOMPANHAR OS GASTOS DO ERÁRIO, PROMOVENDO UMA AMPLA PARTICIPAÇÃO POPULAR NA CONSTRUÇÃO DO PLANO PLURIANUAL, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS E LEI DO ORÇAMENTO ANUAL. CONSTRUIREMOS JUNTOS O CICLO ORÇAMENTÁRIO, NUM EXERCÍCIO DE DEMOCRACIA QUE A SOCIEDADE EXIGE.

PROMOVEREMOS AS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS, ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE, INCLUSIVE REPRESENTANDO NOSSO POVO PERANTE AS CONFERÊNCIAS ESTADUAIS E FEDERAIS, ATRAVÉS DOS NOSSOS DELEGADOS ESCOLHIDOS DEMOCRATICAMENTE.

REORGANIZAREMOS OS SETORES DE COMPRAS, LICITAÇÕES E PREGÃO; RECURSOS HUMANOS, CONTROLE DE PATRIMÔNIO, PRÓPRIOS PÚBLICOS E ALMOXARIFADO ALÉM DA IMPLANTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE PROTOCOLO E ARQUIVO, FUNDAMENTAIS PARA A GUARDA DE NOSSA MEMÓRIA.

É NOSSO PROPÓSITO REALIZAR O CADASTRAMENTO DOS IMÓVEIS E TERRENOS NOS BAIRROS, ESPECIALMENTE OS MAIS NOVOS, COM O PROPÓSITO DE REGULARIZAR A SITUAÇÃO FUNDIÁRIA POSSIBILITANDO AOS QUE HOJE DETÉM A POSSE TER UM DOCUMENTO DEFINITIVO.

JÁ AUTORIZAMOS UM PLANO PARA RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS E RODAGENS, PARA INÍCIO IMEDIATO, NAS PRINCIPAIS LOCALIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO, BEM COMO A FORMALIZAÇÃO DE CONVÊNIO COM O INCRA, PARA RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS QUE DÃO ACESSO AS OS ASSENTAMENTOS RURAIS.

PRETENDEMOS AINDA PARA O ANO DE 2013, REALIZAR A ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO; ELABORAR O CÓDIGO DE OBRAS DO MUNICÍPIO, TRATANDO EXCLUSIVAMENTE D0 USO E OCUPAÇÃO DO SOLO; REATUALIZAR A RECUPERAÇÃO DE CALÇAMENTOS DAS RUAS E DA REDE ESGOTO DA SEDE E DE SERRA GRANDE; REALIZAR PROJETO DE INFRAESTRUTURA PARA A ORLA DE SERRA GRANDE, FOMENTANDO O TURISMO, GERANDO EMPREGO E INCREMENTADO A RECEITA.

SENHOR PRESIDENTE, SENHORAS VEREADORAS, SENHORES VEREADORES, POVO DE URUÇUCA, HÁ MUITO O FAZER. É DETERMINAÇÃO NOSSA E DE NOSSA EQUIPE DE TRABALHO, DAR CONTA DE TUDO ISSO. HAVEREMOS DE VER A MUDANÇA NA FACE DE NOSSA CIDADE, DO NOSSO DISTRITO, DO NOSSO POVO.

TIVEMOS A RESPONSABILIDADE DE NÃO REALIZAR O CARNAVAL. NÃO TIVEMOS TEMPO PARA ABERTURA DO PROCESSO LICITATÓRIO, E ESCOLHEMOS PREPARAR UMA BOA FESTA DE SÃO JOÃO, PARA COMEMORARMOS O INÍCIO DE DIAS MELHORES, COM RESPEITO AS COISAS PÚBLICAS.

DESEJO QUE ESSE ANO POSSA SER UM MARCO EM NOSSA HISTÓRIA, COM OS PODERES TRABALHANDO JUNTOS PELO BEM DE TODOS. ESTAREMOS SEMPRE À DISPOSIÇÃO DESTA CASA E ESPERANDO CONTAR COM O APOIO AOS PROJETOS QUE TRAGAM BENEFÍCIOS PARA O POVO. ACEITAREMOS AS CRÍTICAS. ESTAMOS ABERTOS PARA O DIÁLOGO QUE CONSTRÓI.

POR FIM, PEÇO LICENÇA PARA ME DIRIGIR ESPECIALMENTE AOS MEMBROS DESTA CASA: O NOSSO DESAFIO É ÁRDUO, MAS AO MESMO TEMPO MOTIVANTE. INVESTIDOS NOS CARGOS PARA O QUAL FOMOS ELEITOS, TEMOS O DEVER DE ATENDER OS ANSEIOS DA POPULAÇÃO.

MAIS DO QUE NUNCA, URUÇUCA PRECISA DE NÓS E DO NOSSO TRABALHO!

A CÂMARA MUNICIPAL, MAIS DO QUE O PODER LEGISLATIVO, REPRESENTA O ALICERCE DA DEMOCRACIA, ONDE, CIDADÃO ELEITOS PELO POVO POSSUEM O DEVER CONSTITUCIONAL DE DEFENDER E EXPRESSAR A VONTADE DA POPULAÇÃO.

É HORA DE DEIXAR DE LADO AS DIVERGÊNCIAS POLÍTICAS E CAMINHAR LADO A LADO PARA TRANSFORMAR A CIDADE ONDE NASCEMOS, VIVEMOS E VIVEREMOS.

MUITO OBRIGADA A TODOS!

Um comentário:

  1. estoradooooooooooooooooooooooooooo16 de fevereiro de 2013 12:14

    a senhora esta indo bem.

    ResponderExcluir

Resultado da 10ª Rodada do intermunicipal

Domingo,  08 de Outubro Caldeirão Grande 0 X 0 Conceição do Coité 15:00 Caldeirão Grande São Desidério 1 X 0 0  X  3 Sant...