terça-feira, 16 de julho de 2013

URUÇUCA: ACORDO HISTÓRICO DE PREFEITA COM AGENTES DE SAÚDE




Pela primeira vez, agentes de saúde, através do sindicato de classe, formalizam acordo de reajuste salarial. A reunião foi realizada na sede da prefeitura municipal de Uruçuca, que contou com as presenças da prefeita Fernanda Silva, do Chefe de Gabinete, Ednei Mendonça, do Secretário da Fazenda, Gildásio Brabo, do Secretário de Saúde, Wesley Novais, do Procurador Geral, Bento Lima, das representantes do sindicato, Wilmaci de Oliveira, Edna Antunes, Marilene Cerqueira e Sheila Santos, além de representantes locais dos agentes.
A pauta principal foi centrada nos direitos econômicos, que depois de determinado tempo de debate foi fechado o acordo. Outra questão reivindicada pela categoria foi o fardamento e equipamentos de proteção, prontamente resolvido pela mesa, que ficará a cargo do Secretário de Saúde, que previu a entrega, para meados do mês de agosto/2013.
No início dos debates, a prefeita, Fernanda Silva, lembrou que vem de lutas pelas classes menos favorecidas e que estava aberta ao diálogo com os trabalhadores. O Secretário de Saúde, Wesley Novais, fez questão de levar aos presentes, as dificuldades que teve para pagar salários atrasados, deixados pelo ex-gestor, em dezembro/2012, mostrando com isso o interesse da prefeita, em valorizar a classe. Já o Secretário da Fazenda mostrou que, o índice de pessoal está acima do percentual exigido pela Lei da Responsabilidade Fiscal e que a baixa arrecadação prevista para o mês de agosto/setembro irá afetar em muito o tesouro municipal. O Chefe de Gabinete, Ednei Mendonça, disse que o percentual exigido para aplicação na saúde, de 15%, foi há muito ultrapassado, chegando hoje a 19% e que deverá ultrapassar a casa dos 20%, nos próximos meses.
Após selado o acordo, a prefeita sinalizou que, conforme as condições financeiras do município, no início do próximo ano, poderão incorporar aos salários dos agentes, as atuais vantagens.
A diretora do sindicato, Edna Antunes informou que acompanha através de blogs e redes sociais, o esforço que a Secretaria de Saúde e a Prefeita vêm fazendo para dar melhores condições de saúde aos seus munícipes. Para diretora da Central de Trabalhadores da Bahia (CTB), o grupo saiu cheio de esperança, pela forma democrática que foi conduzida a reunião. Gláucio Simões e Fábio Ferreira, agentes de saúde, enfatizaram que ficaram satisfeitos com o encontro e nunca haviam participado de uma reunião, que tivesse tantas propostas positivas, tanto no curto e no longo prazo.
Após a reunião, os sindicalistas se dirigiram ao Centro Cultural Água Preta, onde selaram o acordo, em assembleia.
Heraldo Santana/ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASAMENTO COMUNITÁRIO

O casamento comunitário reuniu 16 casais que se uniram oficialmente neste sábado (25), em Uruçuca, onde puderam finalmente realizar esse s...