quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Serra Grande e Kaith Haring serão apresentados em documentário no Festival de Cinema do Rio

Para filmagem do documentário "Segredo Baiano" os artistas plásticos Kenny Scharf e Alex Neroulas restauraram o mural de Kaith Haring em Serra Grande 
Vogue Brasil uma das revistas mais renomadas do País
Esta semana a Revista Vogue Brasil traz no seu texto do “Fala-se de Cinema” uma matéria intitulada de “Segredo Baiano” destacando o documentário que será exibido no Festival de Cinema do Rio de Janeiro que acontece de 26 de setembro a 10 de outubro de 2013, sobre o artista plástico americano Keith Haring que numa série de viagens, realizadas entre 1984 e 1986 para o Brasil, o artista fez do pequeno povoado de Serra Grande no município de Uruçuca, uma espécie de refúgio para sua agitada vida em Nova York, onde criou história a partir de uma série de desenhos no metrô, no começo daquela década. Mesmo isolado do seu universo urbano, sem telefone e praticamente sem luz, o inquieto Keith Haring  encontrou ali inspiração para seguir pintando e grafitando, de maneira informal e descontraída, o que via pela frente, de paredes em bares a colunas em casas de pescadores do distrito.
Keith Haring conheceu Serra Grande no ano de 1984 em visita ao casal Kenny Scharf e sua esposa Tereza e fez do povoado um universo completamente diferente daquele que viveu em grandes metrópoles. Se em Nova York ele trabalhou com Madonna, Grace Jones, Yoko Ono, Bill T. Jones, William Burroughs e Andy Warhol, entre outros, em Serra Grande ele viveu sem telefone e praticamente sem luz, passava o dia inteiro de sunga e sandálias. Tinha contato com as crianças, os pescadores e os capoeiristas, que depois acabou, inclusive, reproduzindo em seus desenhos.
“Vale a pena conferir o filme gravado em Serra Grande e que emocionou a equipe ao encontrar várias pessoas na praia e nas ruas do distrito ainda usando camisas dadas pelo Keith Haring, com aqueles desenhos típicos dele”.  A maior parte delas, claro, estava rasgada, com furos, bem desgastadas pelo tempo, mas servem, até hoje, como lembranças de sua passagem por nossas belíssimas praias.
Keith Haring morreu por complicações decorrentes da Aids, em 1990, aos 31 anos.
Jean Macêdo/Uruçuca Notícias



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLASSIFICAÇÃO DO INTERMUNICIPAL 2017

GRUPO 1                     CLASSIFICAÇÃO  POS PON J V E D GP GC SG % CALDEIRÃO GRANDE 1 6 2 2 0 0 3 0 3 100.00 SENHOR DO BONFIM 2 4 2 ...