quinta-feira, 3 de outubro de 2013

URUÇUCA: OUTUBRO ROSA FOI ANTECIPADO EM URUÇUCA


O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. De acordo com  dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama.
O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.
Iniciado na década de 90, nos Estados Unidos, vários Estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.
Em Uruçuca, o mutirão da mamografia foi realizado de 20 de julho a 6 de agosto, em frente ao Centro Cultural Água Preta, quando foram realizados 764 exames, sendo 624 normais e 140 com alterações. Para este último caso, a Secretaria Estadual de Saúde já manteve contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Uruçuca e as pessoas atingidas com alguma alteração, poderão, a partir desta data, agendar consulta no Posto Médico Central. Já as pessoas que receberam e tiveram seus exames normais, poderão apresentar-se, de imediato, ao médico do PSF de referência do seu bairro, para possíveis orientações.
A prefeita Fernanda Silva disse que: ”Essa parceria com o governo do estado foi de grande importância, para o nosso município, pois a partir dessa iniciativa, é possível detectar e tratar eventual câncer de mama, através dos exames realizados. Gostaria de lembrar as mulheres da nossa comunidade, que a amamentação auxilia na prevenção das doenças de mama”.

ASCOM/www.urucucanoticias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resultado da 10ª Rodada do intermunicipal

Domingo,  08 de Outubro Caldeirão Grande 0 X 0 Conceição do Coité 15:00 Caldeirão Grande São Desidério 1 X 0 0  X  3 Sant...