terça-feira, 19 de novembro de 2013

Viçosa (MG): Semana Mineira de Redução de Resíduos



Diante dos desafios para enfrentar a crescente e diversificada quantidade de resíduos sólidos urbanos gerados no município de Viçosa, cuja quantidade coletada cresceu de 42.000 para 60.000kg entre 2010 a 2013 é que o SAAE participa, na condição de empresa prestadora de serviço de limpeza pública, da IV edição da Semana Mineira de Redução de Resíduos, evento que está ocorrendo entre os dias de 16 a 24 de novembro de 2013.
De acordo com o SAAE/Viçosa o incremento de quase 50% no serviço de coleta neste período deu-se em função da ampliação dos serviços com a aquisição de novos caminhões, ampliação do quadro de servidores, expansão das rotas de coleta inclusive para a zona rural.
Apesar dos avanços na prestação deste serviço, é de fundamental importância que seja feita reflexão de que não basta coletar resíduos, é preciso que coletivamente a sociedade viçosense participe do esforço para reduzir a sua geração.
É neste contexto que SAAE/Viçosa participa da IV edição da Semana Mineira de Redução de Resíduos, evento queé uma iniciativa que integra as atividades desenvolvidas no âmbito da Semana Europeia de Redução de Resíduos - promovida pelos Estados membros da Comunidade Europeia.
Em toda a América do Sul e Brasil, apenas Minas Gerais, representada por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM foi convidada para participar dos eventos da Semana na condição de organizadora das atividades locais. Ao abraçar esta iniciativa, a FEAM entende que a Semana de Redução de Resíduos, diferente de outras iniciativas mais centradas nas soluções técnicas e legais sobre a questão, traz para o debate público a noção de responsabilidade social.
A Agência Ambiental e de Gestão da Energia francesa (Agence d’Environnement et de la Maitrise de l’Energie – ADEME), em visita técnica em maio de 2010, convidou a Feam para integrar as atividades daSemana Européia de Redução de Resíduose coordenar, em Minas Gerais, a realização em paralelo da Semana Mineira de Redução de Resíduos.
Neste sentido, os organizadores da Semana, seja na Comunidade Europeia, seja aqui em Minas Gerais, assumem o papel de facilitadores, mobilizando a sociedade para que ela própria, representada por suas instituições e cidadãos, tome consciência e participe de forma efetiva das soluções.
Os objetivos deste evento é promover ações sustentáveis visando à prevenção e à redução de resíduos gerados pelos diversos segmentos da sociedade; incentivar mudanças efetivas de atitudes e comportamentos dos Mineiros (no consumo, na produção) em seu dia-a-dia e divulgar as políticas públicas voltadas para a questão dos resíduos, disseminando as técnicas e as estratégias mais modernas e eficazes visando à prevenção, o gerenciamento, o tratamento e a destinação de resíduos, realçando o trabalho realizado por diversos atores sociais, por meio de exemplos concretos de redução de resíduos.
Esta Semana é voltada para os diversos atores sociais e institucionais, públicos e privados, que desejarem implementar, durante a Semana, ações que visem sensibilizar e conscientizar ao máximo a sociedade para a necessidade da redução na geração de resíduos.
Algumas dicas do SAAE de como reduzir seu resíduo: 1. Carregar sempre com você ou em seu veículo sacos, sacolas ou caixas reutilizáveis, eliminando o uso de sacolas plásticas; 2. Evitar o desperdício de alimentos, fazendo ou comendo apenas o necessário para satisfazer a sua fome, procurando fazer o aproveitamento integral dos alimentos (cascas, sementes, polpas etc.); 3. Comprar produtos não perecíveis acondicionados em embalagens maiores, evitando o uso de mais embalagens para o mesmo produto (exemplo: 1 garrafa de 1 litro no lugar de 2 de 500 ml); 4. Comprar produtos recarregáveis, mais ecológicos (produtos que permitam o uso de refil, como detergentes, sabonetes líquidosetc.); 5. Não usar água para “varrer” as calçadas e ruas (“vassoura hidráulica”); 6. Limitar o uso de impressoras (imprimir apenas o necessário, sempre frente e verso, corrigindo o texto antes de várias versões); 7. Fazer compostagem; 8. Dê preferência aos produtos que não utilizem pilhas ou, quando não for possível evitar, utilize apenas pilhas recarregáveis com garantia de procedência.

Fonte: Marcos Alves de Magalhães (Assessor Técnico do SAAE/Viçosa) (18/11/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resultado da 10ª Rodada do intermunicipal

Domingo,  08 de Outubro Caldeirão Grande 0 X 0 Conceição do Coité 15:00 Caldeirão Grande São Desidério 1 X 0 0  X  3 Sant...