segunda-feira, 28 de julho de 2014

Ceplac comemora "Dia Internacional do Cacau"






Neste domingo, dia 27, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac)  comemorou o Dia Internacional do Cacau. O evento foi realizado no Auditório da Ceplac, no quilômetro 22 da rodovia Ilhéus/Itabuna, com o tema Cacau Cabruca: Modernização com Sustentabilidade. A ocasião, comemorada por todos os países produtores, ocorre a cada primeiro domingo de junho. Mas esse ano a festividade no Brasil foi adiada para que pudesse celebrar o maior avanço da cacauicultura baiana nos últimos tempos: o decreto 15.180, de 2 de junho de 2014.
O Decreto da Cabruca, como ficou marcado, tornou-se objeto de discussão em uma das palestras do dia (Decreto Ambiental – Manejo do Cacau Cabruca), proferida pelo secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler. O outro tema, com igual importância estratégica para a cacauicultura regional, debatido em palestra foi o Parque Tecnológico do Sul da Bahia, com a palestra “A inovação e o cacau”.
Além dos dois secretários estaduais, participaram do evento representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da direção da Ceplac em Brasília, deputados estaduais, a prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva e demais prefeitos da região e secretários municipais. Também participam produtores tradicionais e representantes da agricultura familiar. Na ocasião, foram homenageados agricultores destaque do ano, nas modalidades Tradicional e Familiar.
De acordo com o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart, o objetivo da comemoração é discutir e criar condições para entendimentos acerca de ações voltadas para a cacauicultura sustentável, em um ambiente especialmente voltado para técnicos, produtores de cacau, imprensa e autoridades regionais. “É um momento festivo, mas também de reflexão, proposição e prestação de contas à sociedade”, declarou Maynart.

Ele destacou a participação de dois secretários de estado, que traduziram para o público o que se projeta com os dois principais temas da cacauicultura do futuro. “São dois temas puxados pela Ceplac: manejo da cabruca, em bases legais e ordenamento definidos, e o nosso parque tecnológico. Estamos mostrando e efetivando que a geração de riquezas pode ser associada à sustentabilidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resultado da 10ª Rodada do intermunicipal

Domingo,  08 de Outubro Caldeirão Grande 0 X 0 Conceição do Coité 15:00 Caldeirão Grande São Desidério 1 X 0 0  X  3 Sant...