segunda-feira, 3 de agosto de 2015

COM CONGRESSO LOTADO, FBF LANÇA O INTERMUNICIPAL 2015




A bola ainda não rolou, mas a "largada" foi dada em mais uma edição da maior competição de futebol amador do Brasil. Diante de uma imensa plateia e com direito a todas as pompas e holofotes a que merece, o Intermunicipal 2015 foi lançado na manhã deste sábado (1º).
O já tradicional Congresso do Campeonato foi realizado pela Federação Bahiana de Futebol. Dirigentes e representantes das Ligas Municipais, autoridades e profissionais da imprensa esportiva da Capital e do Interior do Estado se reuniram no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, para acompanhar todos os detalhes da competição que mexe os corações dos baianos.
Até dezembro, quando será conhecido o campeão, a Bahia irá respirar Intermunicipal. Afinal, nenhum outro torneio de futebol no país é capaz de gerar 2000 empregos diretos e outros 8000 indiretos de profissionais que trabalham como treinadores, preparadores físicos, supervisores, massagistas, enfermeiros, porteiros, bilheteiros, vendedores ambulantes, prestadores de serviços etc.
Por isso, a grandeza do evento, realizado neste sábado e aberto pelo presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues. O dirigente parabenizou as Ligas pela participação e alertou os presentes sobre aspectos de arbitragem, segurança, disciplina, regulamento, projeto de qualificação profissional entre outros. "Será um campeonato especial, com grupos bem regionalizados. Teremos também novidades. Uma delas está no número de substituições. Nesse ano, cada Seleção poderá fazer quatro substituições de atletas durante as partidas. Então, mais uma vez a Federação trabalhou bastante para que o Intermunicipal mantenha esse nível de quaidade e continue sendo um revelador de craques, como Bobô, Liedson, Charles, Edilson, Junior Nagata entre muitos outros jogadores de sucesso internacional".
Além dos mandatários da entidade máxima do futebol baiano, os congressistas puderam conferir e acompanhar as palavras do técnico do time feminino do São Francisco do Conde Esporte Clube, Mário Augusto Filgueiras, e da secretária da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA), Tânia Regina Saldanha. Estes foram os responsáveis por ministrar as palestras "Expansão do Futebol Feminino no Interior do Estado" e "Aspectos do regulamento que refletem na arbitragem", respectivamente. Todos compuseram a mesa diretora, ao lado, ainda, do presiente Ceaf-BA, Wilson Paim; da diretora técnica da FBF, Taíse Galvão; da prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva; do presidente do Conselho Fiscal da FBF, Wildberg Andrade; do presidente da ABCD, Márcio Martins, e dos vice-prefeitos de Luís Eduardo Magalhães e Mairí, Marcos Alecrim e Aliomar Muritiba, respectivamente.
Como antecipado pela FBF, a abertura do Campeonato acontecerá no dia 9 de agosto, às 10h30, na cidade da campeã da última edição. Cachoeira receberá, em casa, a Seleção de São Félix. No mesmo dia, mas às 15h, todas as outras Seleções entram em campo para fazer suas estreias e concluir a primeira rodada. Já a final está marcada para o dia 6 de dezembro.
Já o troféu de vice-campeão levará o nome de Miranda. Altamirando Chaves, de Cahoeira, foi ex-jogador do Intermunicipal e dirigente da Liga. O cachoeirano dedicou mais de 40 anos da sua vida ao futebol amador da Bahia.
Fotos: Carlos Santana / FBF


Já o vice-presidente, Ricardo Lima fez uma explanação sobre o mecanismo de solidariedade CBF/FIFA e os documentos obrigatórios para registro de atletas. "É um prazer estarmos juntos mais uma vez. Um momento importante. Parabenizo todos vocês também por terem cumprido todas as exigências que fizemos para a participação das Ligas no Intermunicipal", disse ao concluir sua fala.
Encerradas as exposições, foi iniciado o momento mais esperado do Congresso. A hora de conhecer o regulamento, tabela e divisão dos grupos regionalizados para a 1ª fase do Intermunicipal 2015.
As 66 Seleções participantes ficaram divididas em 18 grupos regionalizados, sendo 12 de quatro Seleções e seis de três Seleções cada. Confira a formação dos grupos no regulamento, ao final da matéria.
Na primeira fase, as Seleções jogarão entre si em jogos de ida e volta dentro dos respectivos grupos. Classificam para a segunda fase as três primeiras colocadas de cada grupo de quatro e as duas primeiras colocadas de cada grupo de três Seleções.
Na fase seguinte, as 48 Seleções classificadas serão divididas em 24 grupos de duas cada. As equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta e avançarão as 24 vencedoras dos confrontos e as oito perdedoras que tiverem as melhores campanhas na 1ª e 2ª fases, totalizando 32 Seleções. Havendo empate em pontos ganhos, o desempate, para fins de classificação à 3ª Fase, dar-se-á observando-se os critérios de maior saldo de gols. Persistindo o empate, a decisão será através da cobrança de tiros livres direto, da marca do pênalti, sendo a primeira série de 05 (cinco) cobranças para cada Seleção com cobranças alternadas, não repetindo o mesmo cobrador, persistindo o empate na primeira série, as outras séries serão de apenas 01 (uma) cobrança para cada Seleção por série, sempre em cobranças alternadas até que estabeleça uma Seleção vencedora.
Já para a 4ª fase, serão classificadas as 16 Seleções vencedoras dos duelos da terceira fase. Após dois confrontos, de ida e volta, os vencedores farão seguirão para as quartas de final. Assim como nas oitavas, o saldo de gols e em seguida as disputas de pênaltis decidirão os classificados em caso de empates.
A mesma fórmula será utilizada nas quartas, quando de oito Seleções ficarão as quatro semifinalistas. Destas, serão conhecidas as duas finalistas da competição.
Homenageado - O homenageado do Intermunicipal 2015 será o baiano Antônio José Santana Martins. Mais conhecido como "Tom Zé", o cantor, compositor e arranjador brasileiro, aos 78 anos, dará seu nome ao troféu de campeão.
Nascido em Irará, o artista, fez parte do Tropicalismo, ao lado dos também baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e do grupo paulista Os Mutantes. Uma das figuras mais autênticas e elogiadas da Música Popular Brasileira (MPB), Tom Zé é apaixonado por futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASAMENTO COMUNITÁRIO

O casamento comunitário reuniu 16 casais que se uniram oficialmente neste sábado (25), em Uruçuca, onde puderam finalmente realizar esse s...